Tags

, , , , , , , , , ,

Ai um amigo me pede uma indicação de lugares “diferentes” para visitar no Reino Unido e na Irlanda. Eu penso logo em 324 coisas para falar, mas como estou em um consultório esperando para ser atendida fica um pouco complexo. Então ao invés de simplesmente dizer por cima eu resolvo escrever essa matéria para o meu querido blog.

Primeira dica: Compre ou faça um cartão da National Express se quiser viajar barato, ver vistas e tiver mais tempo. Senão faça um Railcard, e viaje mais rápido, porém um pouquinho mais caro. Isso se você tiver entre 16-25… Fica mais barato e compensa para viajar bastante dentro do UK (não inclui República da Irlanda)

Vamos começar por tudo que não envolve a Inglaterra.

Começando.

Escócia

Infelizmente eu não viajei tanto quanto queria lá, ouvi dizer que as vistas são lindas. Fui de avião de Manchester para Edimburgo e fiquei 3 dias lá. Tem um ônibus de linha que leva do aeroporto até o centro da cidade. Tem Walking tour da New Sandesman. VALE A PENA. Vale também fazer um dos passeios assustadores (Ghost tour) a noite que incluem cemitérios, lugares assombrados e fazer um tour pela cidade à luz da lua.  Passear bastante e entrar no castelo do Coração Valente (que eu não entrei porque sou uma chata mal humorada e vou me arrepender para sempre). Andar pelas ruas e ruelas é sempre sensacional e como sempre indico as “Dungeons”, neste caso a Edimburgh Dungeons.

Image

De lá peguei “facinho” o National Express para Glasgow.

Glasgow é uma cidade grande, então não espere milhões de coisinhas de turista. Peguei o ônibus vermelho e circulei na cidade. O único arrependimento foi não ter ido na Universidade, ou ter chegado perto dela. É linda demais! Tem o centro de ciências e outras coisitchas, mas algo que você tem que ter tempo ao visitar, e são um pouco desnecessárias se você está on a budget e em uma viagem muito longa.

Image

PS. Reserve um dia a mais ou algo assim e procure uma excursão que te leve ao Lago Ness. Sim eu achei que era ali do lado e quebrei a cara. NÃO É PERTO DE GLASGOW!

Irlanda do Norte

Uma série. Game of Thrones. Morri. Não, lá não se resume a isso, mas foi o que me deixou mais empolgada. Belfast também é uma cidade grande, mas o ponto alto desse país é a história religiosa e política muito forte. Então se prepare para ouvir falar desses assuntos difíceis e que nem sempre agradam. De forma alguma eu me senti insegura, embora soubesse que ainda rolam algumas manifestações não tão pacíficas e uma coisa que eles diziam bastante é: “ O problema dos irlandeses é com os outros irlandeses, fora isso eles são super legais com os turistas!!” E são mesmo! São um povo SUPER simpático e gentil! Eu adorei! E entrar em pub e ouvir as músicas típicas! Amo! Fui sozinha,então beber sozinha num pub é no mínimo bizarro, mas estamos aí para isso. Acabei comendo no pub mais antigo de lá, que dizem ser assombrado, e a comida foi digna de livro medieval! (Isso é bom, ok?)

Image

Tem também o museu do Titanic que é sobre A CONSTRUÇÃO e sobre o trabalho da cidade com navios! Bem interessante, mas eu entendo bulhufas de qualquer coisa semelhante a engenharia então sorri e acenei e fingi que entendia os jargões de marinheiros.  É uma cidade que fechou com chave de ouro meu intercâmbio!

2013-10-12 11.13.31

Eu fiquei uma semana em Belfast (muito tempo) e fiz tour a noite (não tão bom quanto em outras cidades, mas legal para se localizar e conhecer alguns pontos), fiz um walking tour de dia que é mais ou menos também, mas o carinha que é dono do negócio e guia é simpático, e um tour na prefeitura.

Ah e claro… dá para visitar uma prisão abandonada. Aiai adorei!

Londonderry – Pegue o trem de madrugada e passe o dia nessa cidadezinha. Tem walking tour que vale a pena e tem o ônibus vermelho que não. A cidade é minúscula, fofa e muito legal para entender a história da Irlanda do norte! Então ir no museu da cidade (não lembro o nome exatamente, mas o que conta toda a história da cidade e da Irlanda) vale a pena! Dá para andar pela muralha antiga e ver a cidade, mas sem guia fica meio difícil,…

Tem como pegar um ônibus de turismo (que sai umas 20 libras) e que leva em vários pontos turísiticos, o Giant’s Causeway (formações rochosas), uma ponte de corda que é interessante mas desnecessário pagar já que nem é tão emocionante assim. Consegui fazer um tour em uma Destilaria, a Bushmills.

Image

Ah e passa na frente de onde eles gravam as cenas da Muralha em game of Thrones… e em outras locações da série. Sem comentários né? Belfast  também tem um Studio onde são gravadas algumas cenas.

República da Irlanda

Também fiquei bem menos tempo do que eu gostaria. E só visitei Dublin bem mainstream.  Peguei o ônibus verde com comentários ao vivo! MUITO BOM! Visitei uma destilaria (Melhor Whisky ever), a Jamesons, fui na Guinness e fiz um ghost tour de ônibus que foi mais caro do que necessário mas foi interessante. Como foi a minha primeira viagem do intercâmbio ainda estava fresquinha de saber o que fazer nas cidades. Visitei uma prisão abandonada também e juro que isso é algo que as pessoas tem que ver! É muito interessante!

IMG_1476

Eu poderia ter ficado um dia a mais e ido ver os Cliffs de Moher, que é super ponto turísitico que você vai de ônibus “fretado” (normalmente sai do hostel ou é fácil pegar). Poderia ter ido para alguma cidadezinha menor só para passar o dia, se tivesse um outro. Pegar o trem de manhã e voltar a noite.

IMG_1582

 

Minha conclusão é que a Irlanda tanto a República quanto a do Norte foram lugares que eu amei visitar e perfeitos para iniciar e terminar a viagem. Desde a música, passando pelas culturas celtas e pela boa recepção das pessoas!

Tá a Escócia também foi sensacional, e também tem coisas celtas, porque no fim todos tem um antepassado comum. Então não deixem de visitar e aprender mais sobre a história e cultura desses povos!